Posso continuar no meu plano de saúde após a demissão? 

Posso continuar no meu plano de saúde após a demissão

Posso continuar no meu plano de saúde após a demissão? De acordo com pesquisa de 2022 realizada pelo Ibope em nome do Instituto de Saúde Suplementar, os colaboradores veem o seguro saúde como o segundo item mais importante depois do salário. 79% dos entrevistados consideram este benefício muito importante, indicando que é um fator importante na aceitação de uma oferta de emprego. 

No entanto, muitos trabalhadores encontram-se em uma situação difícil depois de perder seus empregos. Eles temem que não possam mais contar com a cobertura do seguro de saúde. 

Diante desse cenário, esclarecemos quem tem o direito de manter a cobertura de saúde após seu vencimento e como proceder nesses casos. 

Neste artigo você pode ver: 

  • Posso manter meu seguro saúde após ser demitido? 

  • Meus parentes podem permanecer neste plano?

  • Terei que seguir a nova carência?

  • Vale a pena continuar o plano de negócios? 

Boa leitura!

Posso continuar no meu seguro de saúde após a demissão? 

Embora esta opção não seja frequentemente oferecida pelas empresas, você tem a opção de manter seu seguro saúde após o cancelamento. 

O uso continuado do Serviço não está sujeito a rescisão ou rescisão por justa causa, o uso é limitado no tempo e o pagamento é de sua responsabilidade. 

Se isso for negado, você receberá uma lista de direitos trabalhistas para que você possa entrar com uma ação judicial. 

A Lei nº 9.656/1998, regulamentada pela Resolução Normativa 279/2011 do Instituto Nacional de Medicina Complementar, garante a utilização de planos pós-alta desde que atendam aos requisitos acima. 

Quais as condições para adesão ao seguro de saúde após a alta hospitalar? 

Existem algumas condições sob as quais um empregado pode manter um plano de seguro de saúde após ser demitido, exceto que o empregado não foi demitido por justa causa.

Você pagará todas as mensalidades quando sair do hospital

  • Este direito aplica-se apenas durante o período em que o beneficiário estiver desempregado e rescindido após o novo contrato. 

  • O plano tem uma permanência mínima de 6 meses e máxima de 2 anos. 

  • Ex-funcionários perdem seus direitos se a empresa pagar integralmente o plano sem descontar do salário.

Meus dependentes podem ficar neste plano? 

Sim, no entanto, os mesmos termos se aplicam aos titulares, e as taxas mensais para todas essas pessoas são pagas por um funcionário fiscal separado. 

Além disso, se um beneficiário retornar ao trabalho ou decorrido um período de até 2 anos, todos perdem o plano. Por isso, incentivamos você a usar esse benefício de forma paliativa e já exploramos outras opções que podem ajudar você e toda a sua família. 

Você deve seguir o novo período de carência? 

Como esse benefício é temporário, você pode contratar outros planos de saúde do mesmo empregador ou de outra empresa para aproveitar o período de carência do plano de negócios. 

Cuidados devem ser tomados para garantir adequação às modalidades oferecidas pela operadora. Suponha que sua operadora de celular atual só aceite contratos com pessoas jurídicas que tenham pelo menos duas vidas e você queira um plano só para você. 

Nesse caso, você precisará verificar se se enquadra na categoria de classe adquirida por meio de sua associação. Se não, você terá que procurar outras opções. 

Vale a pena continuar um plano de negócios 

Manter um plano de saúde no local de trabalho é uma ótima maneira de proteger você e sua família em tempos difíceis após uma demissão. 

No entanto, enfatizamos que esta é uma medida temporária e, uma vez que você se recupere financeiramente, pode querer se contratar se um novo emprego não o beneficiar. 

Outra vantagem é que se você mesmo decidir assinar o contrato, não precisará cumprir a carência novamente. 

E se você não se sentir confortável com a possibilidade de pagar uma mensalidade após o cancelamento, saiba que estará pagando menos porque é baseado em um acordo coletivo de trabalho. 

Se você tiver a oportunidade de manter seu plano de saúde após receber alta hospitalar, pode abraçá-lo e deixar que seja sua chance de se acalmar nestes tempos turbulentos. 

Se você procura um plano de saúde, nossa equipe pode ajudá-lo a encontrar a melhor opção para o seu perfil. 

Solicite um orçamento para encontrar sua melhor opção!

Preços de Planos de Saúde RJ 2020