Plano de Saúde Coletivo por Adesão RJ

O que é Plano de Saúde por Adesão?

R. São Planos de Saúde no Rio de Janeiro em que a pessoa deve obrigatoriamente fazer parte de uma entidade ou classe para poder aproveitar os benefícios e descontos que os planos de adesão oferecem.

Que entidades ou classes são estas que podem usar planos de saúde coletivos por adesão?

R. Trabalhadores de Carteira Assinada, Servidores Públicos, Pessoas que já se formaram em nível técnico ou em faculdade, Profissionais Liberais como Administradores, Advogados, Contabilistas entre muitos outros…

As tabelas de preço dos planos de saúde coletivos por adesão são diferentes dependendo da classe?

R. Sim. Os valores dos planos por adesão são diferentes para algumas classes.

Qual o Desconto Oferecido pelo plano de saúde por adesão?

R. Em média de 30 a 50% de desconto comparado a um plano de pessoa física.

Como Funciona o Reajuste do Plano de saúde por adesão no Rio de Janeiro?

R. Diferente do plano de saúde individual que tem o reajuste com um ano de contratação, o plano por adesão tem seu reajuste estabelecido de acordo com o plano.

O que é vigência do contrato do plano de saúde por adesão RJ?

R. Vigência é quando o plano de saúde começa a ter validade.

Posso escolher o dia do Vencimento do plano de saúde por adesão?

R. Sim e Não.
SIM – No ato da contratação, a maioria das operadoras dispõe de duas ou três datas de vencimento.
NÃO – O Plano de Adesão RJ possui data fixa de vencimento e depois da contratação não da para mudar essa data.

Ao contratar o plano de saúde por adesão já posso ter atendimento?

R. Não. Somente na data de vigência.

Quais são as carências do Plano de saúde coletivo por adesão no RJ?

R. Cada plano de saúde tem seu diferencial. Pegaremos como exemplo a Assim Saúde, em que se pode fazer as consultas e exames  simples em toda rede credenciada já no primeiro dia de vigência do contrato. 

Plano de Adesão RJ

Saiba mais sobre Planos De Saúde Por Adesão

Como já informado, o plano de saúde por adesão é uma das modalidades que o consumidor possui para o acesso à rede particular de saúde.

Afinal de contas, existem diversos tipos de planos para possibilitar o acesso a este. De modo que, pessoas com situações e necessidades diferentes possam se cuidar.

No entanto, a maioria das pessoas não entendem a diferença entre os planos oferecidos nesse mercado.

Por isso, hoje iremos explicar o plano de saúde por adesão. Uma modalidade que se encontra entre os planos de saúde coletivos.

Desse modo, aqui encontramos duas opções mais comuns, o plano coletivo empresarial e o por adesão coletiva.

O plano coletivo empresarial oferece assistência para funcionários de uma empresa. Logo, o plano por adesão é voltado tanto a pessoas jurídicas.

Quando, para pessoa que possuam alguma ligação com associações, empresas, sindicatos ou seja estudante.

Com isso, o plano de saúde por adesão pode ser coletivo ou individual. Neles você conta com exames, consultas, cirurgias e outros procedimentos definidos em contrato.

Portanto, para tirar todas as suas dúvidas, continue lendo este artigo!


Quem são os Beneficiários no Plano De Saúde Por Adesão?

O plano de saúde por adesão é uma das modalidades de planos coletivos, ou seja, aqueles que podem ser contratados por:

  • Empresas;
  • Sindicatos;
  • Conselhos;
  • Associações;
  • Entidades de classe.

Juntamente a uma determinada operadora ou seguradora de saúde. De modo que seja possível oferecer assistência médica e/ou odontológica.

Destinadas a todas as pessoas que possuem vínculo as opções listadas acima, bem como, aos seus dependentes.

Além disso, os planos de saúde coletivos se diferenciam daqueles convencionais, por não serem destinados a pessoas físicas.

Mas sim, a pessoas físicas apenas quando vinculadas a pessoas jurídicas. Sendo esta que irá fazer a contratação do plano e disponibilizá-lo.

De modo que o funcionário decida se deseja ou não aderir a ele, na maioria dos casos, e se deseja incluir também dependentes.

Para isso, é importante que o possível beneficiário tenha elegibilidade. Através de caráter classista, profissional ou setorial.

Em relação a seu preço, o plano de saúde por adesão pode ter uma redução significante em seu valor, chega a cerca da metade de uma mensalidade de planos individuais.


Carência do Plano de Saúde Por Adesão

Uma desvantagem desse tipo de plano se encontra em sua carência, pois, o seu período de inicio de utilização do plano pode chegar a 45 dias, dependendo da época da contratação do seu plano.

Você só poderá utilizar o plano no primeiro dia de vigência. Mas, isso muda de acordo com cada operadora.


Reajuste de Preços no Plano de saúde por adesão

Aqui existe uma diferença em relação aos planos convencionais no quais, o reajuste ocorre na mesma data de contratação do plano.

Uma vez que, no caso de adesão ele pode ser feito no mês escolhido pela organização que o contrata. Ou seja, aquela à qual você possui vínculo.


O Que É Taxa De Elegibilidade Plano De Saúde Coletivo por Adesão?

Quando falamos sobre plano de saúde por adesão, é comum nos deparamos com o termo elegibilidade, mas, você sabe o que é?

A elegibilidade diz respeito a condição do possível beneficiário. Ou seja, o que ele precisa para ser aceito em operadoras de planos de saúde.

Desse modo, o termo é utilizado quando uma pessoa se encontra pertencente a uma associação, entidade de classe ou sindicato.

Assim sendo, a sua condição para que seja possível contratar um plane de saúde por adesão. O que não é exigido para os planos convencionais.


Qual a Necessidade De Ter Elegibilidade?

Os planos de saúde nessa modalidade são feitos apenas em grupos. Algo que acontece de forma semelhante aos planos empresariais,

No entanto, se voltando a associações, sindicatos e entidades de class e tais como a CAARJ (advogados), por exemplo.

Logo, uma apólice será aberta e todo nosso associado a essa classe pode aderir ao plano se desejar. Então, estes são elegíveis a adesão.

Desse modo, a elegibilidade é uma forma que operadoras encontraram de comercializar planos sem ter que responder a Lei 9656/98.

Neste caso, operadoras e seguradoras podem se negar a fornecer serviços de plano de saúde por adesão. O que é ilegal para os planos destinados as pessoas físicas.

Com isso, eles driblam a Lei através da elegibilidade e com mais duas outras condições:

Reajuste Anual (Plano coletivo por adesão):

Esse é feito em sinistralidade + correção monetária. Logo, ele não segue o índice determinado pelo governo, sendo livre o seu reajuste.

Cancelamento de Contrato:

Pode ser feito unilateralmente, por parte das seguradoras e operadoras.

Essas duas características acima citadas, são possíveis apenas nos planos de saúde por adesão ou nos empresariais.


Quanto Tempo De Atraso O Plano De Saúde Adesão Pode Negar Atendimento?

Além disso, uma dúvida muito comum de qualquer pessoa que faz um plano de saúde seja por adesão ou não, é o atraso de pagamentos.

Nesses casos, com quanto tempo de atraso o plano pode negar atendimento? Segundo a ANS, isso só pode ocorrer após 60 dias de atraso.

Sejam eles consecutivos ou não, dentro do prazo de um ano, caso isso ocorra ele ainda possui o direito de ser atendido.

Com tudo aquilo que se encontra na cobertura de seu plano. Ainda tem mais, caso a empresa deseje cancelar ou suspender o contrato:

  • Ao completar 50 dias de inadimplência, o beneficiário deve ser notificado pela operadora contratada.

Ou seja, ele precisa estar ciente do risco de perda do plano de saúde, antes que isso venha a ocorrer efetivamente.

Logo, lhe dando a oportunidade de resolver o problema do atraso. O que deverá ser feito nos próximos 10 dias consecutivos a notificação.

No entanto, na prática isso pode ocorrer de forma diferente (esporadicamente), então, se algum plano negar atendimento em poucos dias de atraso:

  • Entre em contato primeiramente com a operadora;
  • Caso a problemática não seja resolvida, entre em contato com a ANS.

Justamente pelo risco de alta penalidade para as operadoras e seguradoras, caso isso ocorra, que as chances são mínimas.

Portanto, fique de olho sempre em seus direitos! Caso ocorra algo, você deve abrir um protocolo de atendimento com a operadora e depois tentar uma solução!


Quem Pode Ser Dependente no Plano De Saúde Por Adesão?

Se você está cogitando aderir ao plano, mas, quer saber quem pode ser seu dependente, iremos falar agora sobre isso. Afinal de contas, hoje em dia muitas pessoas querem garantir a saúde de seus familiares. No entanto, quais deles possuem esse direito?

Para isso, a operadora ou seguradora de saúde, pode exigir provas do vínculo, mas, nunca proibir ou dificultar a inclusão desses.

  • Cônjuges: nesses casos, basta apenas que você apresente a certidão de casamento civil. Independentemente de casamento hétero ou homossexual. Para união estável, será necessário comprovação em cartório ativa e com menos de 2 anos.
  • Filhos: são os familiares com grau de parentesco consanguíneo, para aderir ao plano será preciso a certidão de nascimento da criança com seu nome.
  • Enteados: já nesses casos, você precisa da certidão de casamento civil ou comprovação de união estável com o responsável pela criança. Bem como, a certidão de nascimento desta com o nome de seu responsável nela.

Nos planos coletivos por adesão, em geral, não é possível aderir ao plano outros tipos de parentescos.

  • Pais;
  • Netos (algumas operadoras aceitam);
  • Avós;
  • Bisnetos;
  • Sobrinhos;
  • Tios;
  • Irmãos.

Bem como, os sogros como parentesco por afinidade, segundo a Resolução Normativa 195/09 da ANS.


Quais Planos De Saúde Por Adesão Que São Comercializados?

Então, agora que você já sabe tudo sobre plano de saúde por adesão, que tal conhecer as operadoras que disponibilizam esse serviço no mercado?

Por isso, abaixo trouxemos a lista com as melhores opções para você. Dessa forma, você consegue comparar e descobrir aquela que se encaixa as suas demandas!


Amil Fácil Adesão RJ

Provavelmente uma das empresas médicas mais recorridas no Rio de Janeira, a Amil faz parte do UnitedHealth Group.

Desse modo, entre as opções mais acessíveis, os beneficiários contam com a Amil Fácil – Next Saúde – que possui o melhor custo-benefício.

Outro dos diversos benefícios dessa operadora, seus clientes contam com serviços laboratoriais de primeira. Presentes no credenciamento com as redes:

  • Sérgio Franco;
  • Rede Labs A+.

Amil Adesão RJ

Trata-se de um dos melhores planos de saúde do Rio de Janeiro. Possui atendimento nos hospitais mais renomados da cidade como o São Lucas de Copacabana, São José do Humaitá, Hospital Vitória, Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), dentre outros grandes hospitais espalhados por todo o Rio de Janeiro. Além disso, um diferencial do plano de saúde por adesão da Amil, é que o cliente pode optar por planos com ou sem coparticipação.

  • Coparticipação: é quando o beneficiário paga uma mensalidade fixo de custo mais baixo + um porcentual ou taxa quando utiliza o plano – consultas, exames, internações, etc. Tudo isso, dentro de um teto limita de 40% do valor integral do procedimento realizado. Exceto em casos de internação que podem ser de até 50%. 

Assim Saúde Adesão RJrede credenciada assim

Considerada a operadora que oferece um dos melhores planos de saúde no Rio de Janeiro, a Assim Saúde fornece unidade de alta tecnologia.

Bem como, ampla rede de centros médicos e consultórios. Seu plano de saúde por adesão possui vigência!

Entre os benefícios aos quais seus clientes possuem acesso, o desconto em farmácias como Pacheco e Venâncio é um deles.

Para se tornar um beneficiário, é preciso que você esteja vinculado a pessoas jurídicas. Seja em caráter profissional, setorial ou classista.

Então, se você é residente do Rio de Janeiro ou Grande Rio, você possui acesso aos planos e seus serviços de medicina avançado.

Por fim, os planos variam, sendo eles: Ambulatorial, Clássico, Superior e Ideal. Cada um deles, com uma cobertura diferenciada.


Caberj Adesão RJ

Presente no mercado desde 1972, a Caberj é uma operadora que surgiu a fim de atender aos funcionários do antigo BEG – Banco do Estado da Guanabara S.A.

Mas, em 1975 os estados da Guanabara e do Rio de Janeiro se fundiram. Com isso, surgiu o BANERJ – Banco do Estado do Rio de Janeiro.

Desde então, ela oferece assistência dentro de todo o estado, através de sua operadora, a Integral Saúde que fornece diversos tipos de planos.

Assim os seus beneficiários têm acesso a um sistema com atendimento humanizado. Em planos apenas contratados nessa modalidade e que oferecem:

  • Acompanhamento através de atendimentos personalizados;
  • Consultas, exames, internações de diversos tipos – incluindo as obstétricas;
  • Laboratórios, clínicas e hospitais;
  • Acomodação em leitos em quartos coletivos.

Um grande diferencial da operadora, é que ela é a única que não exige autorização prévia para a realização de exames laboratoriais.

Logo, para se tornar um beneficiário você precisa ser estudante, funcionário de comércio ou público, entre outras entidades de classe.


Bradesco Saúde Adesão RJrede credenciada bradesco

Altamente reconhecida no mercado, a Bradesco é uma empresa que oferece planos de saúde por adesão tanto em coberturas nacionais.

Quanto em coberturas regionais, através de grupos de municípios. Em todos os casos, os beneficiários possuem acomodação em:

  • Enfermaria: em casos mais simples e emergenciais;
  • Quartos Individuais: para casos de internações.

Para que seja possível a sua contratação, a pessoa precisa ter vínculo com algum sindicato de classe ou entidade.

Desse modo, ele é oferecido por Administradores de Benefícios. Apenaspara as entidades setoriais, classistas ou de caráter profissional.

Além disso, existem diversas opções de coberturas que você confere abaixo:

  • Plano Completo: com assistência ambulatorial e hospitalar, estando incluso obstetrícia.
  • Plano Hospitalar com Obstetrícia: que se volta principalmente a situações de riscos elevados na obstetrícia.

Por fim, existem duas modalidades de inclusão, a opcional que não possui obrigatoriedade. Bem como, a compulsória, que pode incluir dependentes também.


Intermédica Adesão RJ

Presente no Rio de Janeiro, sua cobertura regional é destinada as regiões centrais da cidade e para a Baixada Fluminense também.

A Intermédica é uma empresa que oferece um ótimo custo-benefício. Isso porque graças a sua própria rede de atendimentos, o valor diminui.

Logo, a contratação de um plano de saúde por adesão dessa operadora conta com muitos benefícios, entre elas a inclusão de dependentes.

Desde que isso esteja acordado no contrato. Assim, basta que você escolha o plano que oferece a cobertura ideal para suas necessidades.

Bem como, para a de seus dependentes, pois, eles também terão acesso a essa rede ampla de atendimentos.

Na qual, você conta com centros clínicos, prontos-socorros, hospitais, maternidades e um serviço de Medicina Preventiva, para cuidar de você e toda sua família!


Integral Saúde Adesão RJ

A Pop Rio é um produto do plano de saúde da Integral Saúde, uma operadora pertencente ao grupo Caberj, em parceria com a A Quatro.

Uma administradora de benefícios no setor de saúde. Sua função é trazer ao mercado planos de saúde mais baratos e acessíveis.

Sem que a qualidade seja perdida em seus atendimentos, o que faz com que você não precise mais depender do SUS – Sistema Unificado de Saúde.

Tudo isso, em um sistema que fornece clínicas particulares e uma rede credenciada de hospitais. Para que você não mais precise esperar em filas!

Os planos de saúde coletivos da Pop Rio são diferenciados, pois, são elaborados considerando a individualidade de seus clientes.

De modo que seja possível criar um plano adequado às necessidades destes. Nele, os beneficiários contam com quartos privativos, podendo ser feito por:

  • Estudantes: dos níveis fundamentais, secundários, técnico superior e do pré-vestibular.
  • Comerciantes: sócios ou funcionários de empresas de comércio dentro do estado do Rio de Janeiro.
  • Servidores Públicos: tanto estaduais, quanto municipais e federais no Rio de Janeiro.
  • Profissionais Liberais: que possuam formação no ensino superior.

SulAmérica Saúde Adesão RJ

A operadora SulAmérica é uma das que oferece plano de saúde por adesão para estudantes, o que facilita o de jovens a saúde.

O melhor de tudo, é que eles ainda podem incluir dependentes nessa modalidade. Um benefício incrível que se estende aos familiares agregados também.

Tais como, os pais e irmãos do estudante (mesmo se for menor de idade), já que os familiares oficiais aqui serão conjugues e filhos.

Em geral, esse plano é comumente oferecido dentro de grandes empresas. Muitas vezes, possibilitando acesso ainda a um plano dentário.

Para todos os planos oferecidos pela SulAmérica, o beneficiário conta com descontos nas farmácias credenciadas.

Assim como, reembolso e um aplicativo repleto de informações. Uma delas é a utilização virtual de sua carteirinha de cliente! 


Unimed Rio Adesão

A Unimed Rio é uma antiga operadora de planos de saúde no mercado e que oferece um dos melhores tipos de serviço de saúde.

Justamente por isso que ela é amplamente procurada. Na modalidade coletiva, ela oferece ao pública dois serviços:

  • Plano Unimed Rio Empresarial: que será contratado por empresas a fim de aos seus funcionários acesso à saúde particular. Aqui vale lembrar que o funcionários beneficiados podem ser tanto contratados, quanto associados.
  • Plano Unimed Por Adesão: para pessoas jurídicas de classe, setor ou em carácter profissional. Ou seja, bastante comum entre conselhos, sindicatos e associações. Sendo oferecido em espontaneidade, de modo que os associados podem escolher ou não aderir a este plano.

Em ambos os casos, é possível a inclusão de dependentes legais. Desde que sejam parentes de até terceiro grau.

Além disso, o plano de saúde por adesão tem um valor bastante atrativo. É que eles podem fornecer um desconto de até 25% nas mensalidades.

Você pode ainda, escolher entre abrangência estadual ou nacional, e conta com seis modalidades de plano para escolher, a maioria com acesso:

  • Assistência ambulatorial e hospitalar com obstetrícia.

Tabela de preço plano de saúde por adesão

Para  receber a tabela de preço do plano de saúde por adesão quais são os melhores valores e opções, não deixe de entrar em contato com um dos nossos corretores de planos de saúde. A Corretora Riosaúde possui os melhores especialistas que te ajudarão a encontrar o melhor plano de saúde coletivo por adesão!

 

Conclusão

Portanto, vimos neste artigo tudo sobre plano de saúde por adesão, sua elegibilidade e detalhes como:

  • Carência;
  • Reajustes;
  • Atraso de pagamento;
  • Dependentes;
  • Operadoras do mercado.

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, contate a nossa equipe! Pois, iremos auxiliar você na escolha do plano adequado as suas necessidades.