Planos de Saúde para Idosos

Planos de saúde para idosos: Como funciona e quais são as suas vantagens?

Foi-se o tempo em que contratar um plano de saúde para idosos era um objeto de luxo. Hoje passou a ser fundamental devido a dois fatores determinantes, a saber: o avanço da idade e seus consequentes cuidados especiais e os problemas relacionados a saúde pública oferecida no Brasil.

Desta forma, contratar um plano de saúde para a terceira idade é um dos investimentos mais importantes que uma pessoa pode realizar para si próprio ou para um ente querido. E, como recentemente houve algumas alterações nas regras de contrato e uso dos planos é provável que você tenha o interesse em saber todos os detalhes sobre o assunto.

Sendo assim, te convido a me acompanhar durante todo este artigo, pois resolvi escreve-lo para compartilhar contigo todas as informações importantes que venham a esclarecer todas as suas dúvidas. Preparado? Então vamos lá.

Por que contratar um plano de saúde para a terceira idade?

Bom, como já havia adiantado anteriormente, contratar um plano de saúde para idosos é realizar um importante investimento, pois com o envelhecimento natural das pessoas os cuidados com a saúde devem ser redobrados, uma vez que o organismo começa a ficar mais suscetível ao surgimento de enfermidades próprias da faixa etária.
Plano de Saúde Para Idosos

Por outro lado, ter um bom plano de saúde para a terceira idade é promover a independência do idoso em relação aos seus familiares, pois quando precisar é só acionar o plano que os profissionais irão atender com toda a eficiência necessária.

Além disso, o plano de saúde para idosos é uma excelente alternativa para aumentar a qualidade de vida dos vovôs e vovós. Nesse ínterim, o idoso ou seu familiar de confiança pode contratar a qualquer momento um bom plano para acompanhar melhor a sua saúde em caráter preventivo.

Por que o idoso precisa um plano saúde?

Além de tudo que expus, até o momento existe um outro fator relevante, que diz respeito a evolução da nossa sociedade. É sabido que a população brasileira está envelhecendo e, em poucas décadas, o número de idosos será maior do que o número de jovens.

Para tanto, estima-se que até o ano de 2050 cerca de 64 milhões de pessoas deverão ter 60 anos ou mais, e com isso, a expectativa de vida subirá para 81 anos – um aumento de 6 anos se comparado com o momento atual – o que gerará maior cuidados aos idosos.

Por outro lado, quem possui um plano de saúde agora poderá usufruir de mais benefícios do que aqueles que deixarem para se preocupar com essa questão mais à frente. Mas se você ainda não se encontra devidamente convencido, veja a seguir quais são as vantagens encontradas ao contratar um plano de saúde para a terceira idade.

Vantagens dos planos de saúde para idosos

Infelizmente, existem muitas pessoas (independente da faixa etária) que acreditam que é uma bobagem contratar um plano de saúde para a terceira idade, devido a várias justificativas. Como já citei e não custa lembrar, a saúde pública brasileira é precária e muitos só se lembram disso quando precisam justamente usar o serviço e não conseguem.

E tal problema pode ser amenizado justamente com a obtenção de um plano de saúde para idosos, cujas vantagens são as seguintes:

Maior segurança – Esta é a primeira e grande vantagem encontrada nos planos de saúde, uma vez que nunca se sabe quando precisará contatá-los, mas ao faze-lo em casos de urgência ou simplesmente para acompanhamentos de rotina você sabe que pode contar com um atendimento personalizado, de qualidade e rápido.

Apoio de uma rede credenciada –Um bom plano de saúde para idosos deve ter uma rede credenciada, ou seja, uma ampla cobertura com hospitais, clínicas, consultórios, farmácias e profissionais que se pode recorrer a qualquer momento e lugar.

Ausência de reajuste dos valores –  Ao contrário dos planos de saúde para outras faixas etárias, o plano de saúde para a terceira idade, não recebe reajuste de valor à medida que o beneficiado sofre o aumento de sua idade. Vale lembrar que o reajuste dos valores dos planos só pode ser feito, conforme a lei, para beneficiários com idade máxima de até 59 anos de idade.

Maior prevenção – Existem algumas modalidades de plano de saúde para idosos que oferecem benefícios interessantes como, por exemplo, a medicina preventiva que nada mais é do que realizar diversos procedimentos, inclusive exames para prevenir, diagnosticar ou mesmo tratar doenças no organismo.

Atendimento agilizado – Este é um dos pontos que diferencia o plano de saúde para a terceira idade para quem não tem, pois na hora em que é preciso atender um paciente doente, aquele que possui o plano é logo direcionado para as clínicas e hospitais conveniados. Assim obtém-se um atendimento rápido e diferenciado que pode fazer toda a diferença no tratamento e, dependendo do caso, salvar vidas.

Problemas enfrentados pelos idosos com os planos de saúde

Como você acabou de ver, os planos de saúde para idosos oferecem importantes vantagens que os auxiliam nos momentos de maior imprevisibilidade. Além de obter um tratamento melhor é possível economizar tempo e dinheiro, mas para que tudo isso ocorra de forma perfeita é necessário alertar os beneficiários quanto a existência de alguns problemas comuns que muitos idosos enfrentam.

Ao ter o devido conhecimento deles, fica mais fácil preveni-los e assim você ou um ente querido poderá usufruir de todos os benefícios que o plano de saúde para a terceira idade tem a oferecer. Veja a seguir quais são esses problemas:

Aumento do reajuste abusivo dos planos de saúde para idosos!

Já citei anteriormente e aproveito a ocasião para reforçar esta questão. Como disse há uma lei que diz respeito ao assunto, porém, a mesma não é conhecida pela maioria das pessoas.

Pois bem, é importante que você fique alerta, já que existem planos de saúde que “aproveitam” a aproximação de idade de 58 e 59 anos do beneficiário para fazer um reajuste abusivo.

Para esclarecer a questão, vale ressaltar que o ajuste dos planos de saúde é feito anualmente conforme definição da ANS (Agência Nacional de SaúdeSuplementar), órgão responsável por fiscalizar as operadoras de planos.

Contudo, existe uma lei, de nº 9.656 de 1998, conhecida como Lei de Planos de Saúde que diz em seu artigo 15 que se pode reajustar os valores incidentes sobre as faixas etárias, com exceção as pessoas que tenham 60 anos de idade ou mais e que possuem plano de saúde com período igual ou superior a 10 anos. Ou seja, muitas pessoas esquecem ou desconhecem justamente este detalhe que faz toda a diferença!

Recusa indevida dos planos de saúde sobre a cobertura de certos tratamentos e serviços

Este item é considerado como uma verdadeira dor de cabeça e que motiva muitos beneficiários a levarem o problema até o PROCON.  Para evitar desgastes, o ideal na hora de contratar um plano de saúde para idosos é observar todas as informações descritas no contrato.

Nestes casos, é comum a operadora apresentar argumentos convincentes para justificar a sua recusa, mas se o objeto em questão já se encontrava a sua disposição no contrato, saiba que tal ação desrespeitosa por parte da operadora pode e deve ser levada à justiça como causa para indenização por dano moral.

Diferente cobrança para tipos de empregados

Este é o famoso caso de diferenciação entre empregados ativos e inativos. Nestas circunstâncias, os empregados que chegaram a aposentaria ou sofreram demissão tem o mesmo direito de manter o plano de saúde com a cobertura idêntica ao período em que estava trabalhando normalmente.

De acordo com a lei nº 9.656 de 1998 em seu artigo 31, o beneficiário que alcançou o direito a aposentadoria tem o direito de manter o respectivo plano de saúde vinculado ao seu emprego, desde que tenha contribuído para o plano em um período mínimo de 10 anos quando trabalhava.

Recusa por parte das operadoras de saúde de clientes idosos

Considera-se como uma prática abusiva recusar o idoso em um plano de saúde para a terceira idade e/ou nos convênios de saúde. Tal questão é abordada no artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) o qual diz que o convênio de saúde não pode recusar a prestação de serviços diretos.

De modo semelhante, o artigo 14 da lei nº9.656 de 1998 proíbe de forma expressa a recusa motivada pela idade do consumidor ou ao indivíduo que possuir algum tipo de deficiência. Além de ser umaprática abusiva para a lei considero, em minha sincera opinião, um exemplo grave de discriminação ao ser humano.

Até que idade o idoso pode contratar um plano de saúde?

Caso você já tenha realizado alguma pesquisa sobre as faixas etárias e seus respectivos preços pode ter observado que, a medida que a idade aumenta diminui-se as opções de planos de saúde para idosos.

Em alguns casos, é possível encontrar um número razoável de opções para quem tem menos de 64 anos de idade, cuja comercialização é realizada através dos corretores. Porém, a partir dos 65 anos a diminuição de opções é considerável.

Deste modo, o recomendável é procurar contratar o quanto antes para aproveitar a melhor oferta de opções e de preços, pois a medida que os planos são ofertados em menor quantidade a tendência natural é de que os seus valores aumentem.

Como escolher um bom plano de saúde para idosos?

E para te auxiliar, pensei em compartilhar contigo algumas dicas importantes que podem agilizar na escolha da melhor opção de plano de saúde para a terceira idade. Veja a seguir quais são elas:

Pesquise as operadoras que oferecem serviços personalizados – Quando se pensa em plano de saúde muitos nomes de operadoras vem a mente. Alguns possuem cobertura nacional, enquanto outros regional. Acho interessante elencar todos que você encontrar para depois observar atentamente cada um.

Após fazer isso, analise, dentre todas as opções de operadoras encontradas no mercado, quais delas oferecem um serviço personalizado ou especializado que atenda aos clientes idosos.

Cheque as informações sobre a operadora no site da ANS – A ANS é a sigla para Agência Nacional de Saúde Suplementar, um órgão do governo que tem, entre várias atribuições, fiscalizar as operadoras de planos de saúde.

Recomendo que acesse o portal do órgão por meio deste link: (http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/informacoes-e-avaliacoes-de-operadoras) e verifique todas as informações, avaliações e principalmente as reclamações mais pertinentes sobre as operadoras. Além disso,você pode também entrar em contato direto com a Agência para esclarecer qualquer dúvida pelo telefone. Basta ligar para o Disque ANS no número 0800 7019656.

Fique atento a cobertura disponibilizada pela operadora de Saúde

Outro item bastante importante é observar a abrangência de cobertura oferecida pela operadora de plano de saúde para idosos. Analise quais são os tipos de atendimento e tratamentos disponibilizados no plano, a cobertura mínima e, se tiver, a cobertura adicional.

Não se esqueça de observar se as doenças mais comuns que atingem os idosos são contempladas pelo plano de saúde, assim como os tipos de equipamentos que são disponibilizados em casos de cirurgia.

Cheque os locais de atendimento do plano de saúde

Na hora de avaliar uma proposta de plano de saúde para a terceira idade deve-se observar se a rede de cobertura disponibilizada pela operadora possui atendimento próximo a sua residência. Quanto mais acessível for, mais adequado este plano é para você. Porém se houver dificuldades ou grandes distâncias não será vantajoso fazer a sua contratação.

Pesquise se há a medicina preventiva – Como já mencionei anteriormente neste artigo, a medicina preventiva é muito importante no plano de saúde para idosos, já que auxilia na redução do aparecimento de doenças com o devido acompanhamento profissional. Se tiver, aproveite e contrate para poder usufruir deste benefício.

 

Qual o valor do plano de saúde para idosos?

Para saber o valor de um plano de saúde para idosos, não deixe de entrar em contato com um dos nossos consultores de planos de saúde. A Riosaude possui os melhores especialistas que te ajudarão a encontrar o melhor plano de saúde para idoso!

 

Cotação de Planos de saúde para idosos

Solicite uma cotação de planos de saúde para terceira idade em nosso simulador com um consultor de plano de saúde autorizado da nossa corretora e tenha a garantia de fechar o produto com profissionais altamente capacitados e treinados esclarecendo todas as suas dúvidas sobre planos de saúde para idosos. Ao simular uma cotação nós entraremos em contato o mais breve possível. Ao mesmo tempo em que a contratação de um plano de saúde idoso é muito importante, nem sempre é fácil encontrar um que atenda a sua região, muitas empresas não trabalham com plano de saúde idoso. É por isso que resolvemos facilitar e reunir aqui, em um só lugar, plano de saúde idoso de várias operadoras de saúde e em vários locais do país.

Planos de Saúde Para Idosos

Planos de Saúde Para idosos

Central de Vendas de Planos de Saúde no Rio de Janeiro: (21) 4126-7778.

 

Últimas considerações sobre planos de saúde para idosos

Ao longo deste artigo sobre plano de saúde para idosos você teve a oportunidade de conhecer as suas vantagens, direitos dos idosos e principais problemas que eles podem enfrentar. Agora é só avaliar as opções de operadoras disponibilizadas para a sua região e escolher aquela que melhor atende as suas necessidades e da sua família.

Caso deseje saber mais é só se cadastrar no formulário que enviaremos uma cotação personalizada por telefone (21) 4126-7778 .