Plano de saúde para aposentados: Como os benefícios são mantidos?

Plano de saúde para aposentados: Como os benefícios são mantidos?

Plano de saúde para aposentados: Como os benefícios são mantidos?

Depois de anos contribuindo, é hora de se aposentar, mas algumas pessoas ficam inseguras porque não podem mais contar com a segurança e o conforto do seguro de saúde de sua empresa. 

Explica tudo o que você precisa saber sobre planos de saúde para aposentados. É possível seguir em frente com os planos da empresa e quais são minhas opções para contratar uma nova, leia abaixo como agir nesses casos.

Neste artigo vamos falar sobre: 

 Me aposentei, posso continuar meu plano de negócios? 

  • Por quanto tempo receberei meus benefícios de seguro de pensão? 
  • Critérios para manutenção do benefício 
  • Qual operadora de saúde concede esse benefício 
  • Minha família pode continuar usando? 
  • Tenho que cumprir o período de carência? 
  • Receberei benefícios se continuar trabalhando após a aposentadoria? 
  • Vale a pena continuar seu plano de negócios após a aposentadoria? 

Boa leitura!

Plano de saúde para aposentados

Nesta fase da vida, a cobertura de seguro de saúde torna-se cada vez mais cara e as opções cada vez mais limitadas.  

Me aposentei, posso continuar meu plano corporativo? 

Embora algumas empresas possam não deixar isso claro, os funcionários têm direito a continuar com a mesma cobertura de seguro de saúde após a aposentadoria. 

No entanto, nem todos são elegíveis para os benefícios, e a duração do contrato depende de quanto tempo você trabalhou com a empresa. 

Não há como continuar depois de sair se a empresa tiver pago integralmente. No entanto, se esses benefícios estiverem refletidos em seu salário, eles poderão continuar disponíveis depois que você se aposentar. 

Por quanto tempo receberei meus benefícios de seguro de pensão? 

 A vida útil depende de quanto tempo você contribuiu para planejar pagamentos em uma determinada empresa. Se pago por pelo menos 10 anos, o uso é vitalício ou até que o local de trabalho anterior rescinda o contrato com a operadora que presta o serviço. 

Se o prêmio for pago por menos de 10 anos, o tempo de permanência será rateado. Por exemplo, se você trabalhar em um determinado escritório por 6 anos e depois se aposentar, poderá continuar usando o plano por até 6 anos após a aposentadoria. 

 Critérios de Benefícios Continuados 

 Os trabalhadores devem atender a determinados critérios para continuar recebendo apoio dos serviços da rede privada de saúde. 

Antes de mais nada, deve-se notar que quando você se aposenta, você é responsável por todos os custos do contrato e não é mais uma empresa. 

Observe também o período durante o qual você pode solicitar a manutenção do seu plano de saúde, pois você deve informar ao Recursos Humanos em até 30 dias da data de sua rescisão. Se a empresa recusar, você deve saber que o serviço é garantido por lei e que medidas legais podem ser tomadas. 

 Quais companhias de seguro de saúde oferecem este serviço 

 Todas as apólices de seguro de saúde que foram contratadas desde 1999 quando a Lei do Seguro de Saúde foi promulgada para cobrir este benefício. Se você já comprou um plano, mas atualizou para as novas regras, saiba que também tem direito a isso. 

No entanto, se o plano foi concluído antes de 1999 e não foi ajustado, saiba que você ainda tem a opção de manter seu plano de saúde de aposentado. A Súmula 100 garante que é um direito do consumidor independentemente de quando o contrato foi celebrado. 

 Minha família pode continuar usando? 

 Todos os dependentes podem permanecer no plano desde que a empresa não seja responsável financeiramente. Além disso, em caso de morte, o beneficiário continuará a receber os benefícios do seguro saúde. Neste caso, apenas o falecido é liberado do contrato. 

 Tenho que cumprir o período de carência? 

Carência não permitida em hipótese alguma. Isso significa que, se você já cumpriu todos os prazos, pode usar seu seguro de saúde normalmente. Além disso, a cobertura e os serviços devem ser exatamente os mesmos, não piores ou melhores do que os fornecidos pelo empregador. 

 Receberei benefícios se continuar trabalhando após a aposentadoria? 

 Você só pode continuar trabalhando se mantiver seu plano de saúde de aposentado e estiver na mesma empresa que concedeu seus benefícios. Se você começar a trabalhar em outro lugar, poderá cancelar seu uso. 

Vale a pena continuar um plano de negócios após a aposentadoria? 

Os planos de saúde para idosos são de grande valia, embora já existam operadoras que oferecem serviços diferenciados para este público-alvo, como a Prevent Senior e a LEVE SAÚDE

O emprego em grandes grupos é menos valioso para os indivíduos, portanto, manter o seguro de saúde da empresa após a aposentadoria é uma maneira de pagar menos. 

Se você tiver mais de 10 anos de contribuições e for elegível para seguro de saúde vitalício para aposentados, corre o risco de perder seus benefícios se a empresa rescindir seu contrato com o empregador. Se você só tem tempo para postar e é muito curto, sugiro procurar outras opções. 

Se você deseja manter seu plano de saúde de aposentado, certifique-se de cumprir todos os requisitos e solicite-o ao departamento de recursos humanos de sua empresa para garantir que sua aposentadoria prime seja mais segura e tranquila

Preços de Planos de Saúde RJ 2020