Novembro Azul, O que é Câncer de Próstata?

Novembro Azul, O que é Câncer de Próstata?

Novembro Azul, O que é Câncer de Próstata? Dia 17/11 é comemorado dia mundial de combate ao Câncer de Próstata, tumor que segundo os dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde matou mais 47 mil pessoas entre 2019 e 2021.

Leia o artigo, e conheça detalhes importantes sobre esta doença que atinge tantas famílias.

O que é próstata?

A próstata é uma glândula de aproximadamente de 20 gramas, ela faz parte do sistema reprodutor masculino e fica localizada logo abaixo da bexiga, circundando a primeira porção da uretra.

O grande papel deste órgão é liberar uma secreção que será eliminada no momento da ejaculação e garantirá a viabilidade dos espermatozoides.

 O que é o Câncer de Próstata?

Este tipo de câncer se desenvolve quando as células da próstata se multiplicam anormalmente e formam um tumor, porém, nem todo aumento na próstata é considerado câncer. A próstata pode sofrer um aumento benigno conforme o homem envelhece, inclusive, em alguns casos há a obstrução da uretra que impede a passagem adequada da urina.

Também é importante ressalta que o Câncer de Próstata é a segunda maior causa de morte por câncer no Brasil. A doença está diretamente ligada a idade e sexo do invidio, visto que, atinge mais pessoas do sexo masculino com idade a partir de 65 anos.

Quais os sinais do Câncer de Próstata?

Segundo o site da Biblioteca Virtual em Saúde, o câncer de próstata só apresenta sinais quando já está em fase avançada, por isso os exames de rotina são tão necessários a partir de certa idade. Identificando o câncer antes desses “sinais” há um aumento nas chances de cura, portanto, um plano de saúde inclusivo para este tipo exame pode fazer toda diferença.

Os “sinais”, ou sintomas, na fase avançada são:

  • Dores ao Urinar;

  • Dor nos ossos, como os do quadril, coxa, costas, entre outros;

  • Fluxo da urina interrompido ou sensação de bexiga cheia, mesmo após urinar;

  • Vontade de urinar com frequencia.

Importante ressaltar que mesmo com esses sintomas não há certeza de presença de câncer,  visto que, há outras doenças que os ocasionam.

Como o evitar o Câncer o Próstata?

A única forma de prevenção é o diagnóstico precoce, principalmente se o paciente tem um dos seguintes fatores de risco:

  • Obesidade;
  • Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
  • É homem negro. Os homens negros historicamente sofre maior incidência deste tipo de câncer.

É indicado que a partir dos 45 anos homens com um ou mais dos fatores citados já façam visitas ao urologista, a fim de conversar sobre o toque retal, exame que permitirá ao médico identificar alterações como: endurecimento  e presença de nódulos suspeitos. Além do toque retal, também é necessário conversar sobre o PSA (Antígeno Prostático Específico), um exame de sangue.

Caso o individuo não esteja exposto a nenhum dos fatores de risco já citados, é indicado que com 50 anos as visitas ao urologista já sejam feitas, portanto, é ideal avaliar este fator na hora de escolher um plano de saúde.

Qual tratamento para Câncer de Próstata?

O tratamento depende de vários aspectos na avaliação do paciente e estado da doença. busque sempre por um médico especializado para o tratamento mais eficaz.

Preços de Planos de Saúde RJ 2020