Quem Pode Ser Dependente no Plano de Saúde Empresarial?

Quem Pode Ser Dependente no Plano de Saúde Empresarial? | A saúde é para muito um bem essencial para o individuo. E é inegável que a saúde tem um papel fundamental na nossa vida, visto que é só com ela que conseguimos vencer obstáculos do dia a dia. Nesse artigo vamos te ajudar a identificar um bom plano de saúde empresarial e quem pode se beneficiar desse serviço.

Trabalhar com a saúde em dia faz com que muitos funcionários produzam mais. Ademais, os funcionários procuram por empresas que tenham um plano empresarial da qual ele e sua família possam usufruir. Para o empreendedor investir em um plano de saúde empresarial é fundamental para o bom andamento do negócio.

Venha conferir nossos planos de saúde empresarial!

O que é um plano de saúde empresarial?

Investir em planos de saúde não é algo luxuoso e supérfluo, infelizmente o Sistema Único de Saúde (SUS) não consegue atender a todas as demandas da população. Com isso o investimento do empregador em planos de saúde empresarial são uma garantia de qualidade de vida e trabalho para o empregado.

Além disso, demonstra uma valorização do funcionário, por se importar com a saúde do mesmo.  Uma pesquisa feita em 2014 demonstrou que 70% dos candidatos a vagas de emprego, estão mais propensos a escolher vagas com plano de saúde. Aliás, os entrevistados vêm esse serviço como o beneficio mais importante.

Ademais, como a saúde publica não consegue suprir as necessidades de todos os brasileiros, e as más condições de saúde acarretam uma queda na produção dos trabalhadores, o melhor a se fazer é buscar uma alternativa que seja boa e eficiente para ambas às partes. Conheça nossos planos empresariais.

Sendo assim a melhor escolha são os planos de saúde empresariais, que além de contemplar os funcionários, contemplam também seus dependentes.  É possível incluir funcionários temporários, aposentados, menor aprendiz, e estagiários em planos empresariais.

Esse beneficio perdura o tempo em que o funcionário ainda tiver vínculos empregatícios com a empresa. Aliás, no momento em que houver um desligamento do funcionário, automaticamente os serviços de convênio serão cortados.

Quem pode ser dependente no plano empresa?

Como já dissemos há planos de saúde empresarial que contemplam a família dos trabalhadores. Mas, é importante ficar atento a quem pode ser inserido nessa categoria e aproveitar do beneficio.

Geralmente a duas classificações para os dependentes, que podem ser diretos ou indiretos. Os dependentes diretos são os familiares dos trabalhadores. Esses familiares são, por exemplo, cônjuges, filhos, enteados e adotados.

Os benefícios podem ir além do plano de saúde é abranger seguro de vida, seguro de automóvel. Tudo isso irá depender do tipo de plano contratado pela empresa e quais benefícios serão estendidos à família do funcionário.

Ademais, há seguradoras que são um pouco inflexíveis com a presença de outros familiares, como pais, irmãos, e outros vínculos de parentescos considerando – os como dependentes indiretos.

Os planos Coletivos por adesão não aceitam que outros parentes que não sejam diretos possam ser incluídos no mesmo contrato do titular. Quando isso acontece é necessário abrir um contrato a parte para incluir os familiares que não se encaixam nessa situação.

Contudo, assim como há aquelas que proíbem diversos graus de parentescos a outras que permitem até pessoas próximas dos trabalhadores, não sendo necessário comprovar parentesco.

Além disso, é importante ressaltar que cada empresa tem suas regras. E quem é considerado dependente direto e é quem é considerado indireto. Ademais, há sempre muitas regras em planos de saúde que confundem os consumidores na hora da contratação.

Planos de saúde com maior flexibilidade

Como vimos a planos de saúde empresarial muito restritivos com os dependentes, que consideram apenas cônjuges, filhos, enteados e adotados. Contudo há planos que são mais inclusivos, e aqui vamos trazer duas empresas que são mais flexíveis nesse critério.

  • Unimed Rio

A Unimed Rio é considerada um das empresas mais flexíveis quando o assunto é inclusão de dependentes que serão beneficiários dos serviços. A prestadora aceita a inclusão de: cônjuges, companheiros (as), filhos, filhos inválidos, enteado(a) filho de companheiro(a), tutelados, menores sob guarda por força de decisão judicial, pai, mãe, irmão(a), neto(a), bisneto(a), avô(a) tio(a), sobrinho(a), sogro(a), genro/nora, padrasto/madrasta e cunhado(a).

Abrangendo parentes de até terceiro grau direto, e familiares por afinidade, como por exemplo, genro, nora, sogro, sogra, madrasta e padrasto.

  • Intermédica

A Intermédica é outra empresa que também é muito flexível em relação à inclusão de dependentes. Nela os dependentes são classificados por consanguinidade com o titular, funcionário, ou por afinidade.

Os dependentes consanguíneos podem ser pai, mãe, irmãos, avós, netos, tios, sobrinhos, bisnetos e primos, além dos diretos, cônjuge, filhos, enteados e adotados. Os incluídos por afinidade podem ser sogro, sogra, genro, nora, padrasto, madrasta, enteado e cunhados (as).

Apesar de esses planos serem muito inclusivos, há procedimentos que não podem ser modificados. Por exemplo, depois que o contrato for firmado entre a prestadora de serviços de saúde é a empresa e os clientes já estiverem usufruindo dos serviços, não poderá ser incluído nenhum outro dependente.

Há menos que essa inclusão esteja dentro de algumas condições. Como por exemplo, o dependente for um recém-nascido, recém adotado, recém casado, recém contratados ou menores sob guarda por força de decisão judicial.

Ademais, essa inclusão não é imediata em alguns casos. Aqueles que foram incluídos depois da data de fechamento do contrato terão que aguardar a carência do plano a partir da data em que foram incluídos. Mesmo que as carências já tenham sido cumpridas pelos beneficiários que já estavam no plano.

Contudo, há exceções. Planos empresariais com contrato de beneficiários superior a 30 pessoas não possuem carência desde a data de seu fechamento. Esse período de carência é estipulado no contrato.

Então, a importância de uma analise mais detalhada na hora de contratar uma prestadora de serviços é indispensável.  Ficou interessado? Conheça agora nossos serviços.

Conclusão – Plano de Saúde Empresarial

Como pudemos ver a saúde é um bem primordial para as pessoas. Ademais, empresas que possuem plano de saúde empresarial são mais bem quistas pelos funcionários e futuros trabalhadores.

Os planos de saúde variam muito de prestadora para prestadora, então é importante ficar atento. Aliás, a inclusão de dependentes é um fator que deve ser observado na hora da contratação de um plano.

Ainda tem alguma dúvida sobre este assunto? Deixe seu comentário para que possamos esclarecê-la!