Tenha o melhor plano de saúde empresarial RJ que são planos coletivos pagos pela empresa em que o beneficiado trabalha.
Existem dois tipos de planos empresariais, os patrocinados integralmente pela empresa e os que são parcialmente patrocinados. Dependendo da empresa e da operadora contratada, os planos de saúde empresariais oferecem facilidades como adicionar dependentes.
Cada empresa tem um critério de avaliação, mas normalmente os dependentes devem ter um grau de parentesco específico, como cônjuges e filhos. Os Planos empresariais são mais simples na cobertura. Por esse motivo também são mais baratos e o funcionário paga uma taxa bem menor do que se fizesse um plano particular, isso se o plano não for 100% pago pela própria empresa.
Muitas pessoas possuem dúvidas na hora de escolher qual é o melhor plano de saúde para você, sua família e sua empresa.
Plano de Saúde Empresarial RJ 2023
O Plano de Saúde Empresarial é um plano de saúde específico para empresas, podendo ser até microempresa, geralmente a partir de 2 funcionários.
Muitas empresas ficam na dúvida se devem fazer o plano empresarial, se é vantajoso ou não.
O Plano de Saúde Empresarial é sem dúvidas recomendado para você se você possui uma empresa e deseja fornecer aos seus funcionários todos os cuidados que eles merecem.
Além de ser um incentivo ao funcionário, uma vez que ele se sente cuidado pela empresa e pode até incluir a sua família no plano de saúde.
Mas afinal, qual é a diferença entre o plano de saúde empresarial e os outros planos fornecidos pela rede de saúde? Como ele funciona?
Continue lendo esse artigo, pois iremos tirar todas as suas possíveis dúvidas sobre o Plano de Saúde Empresarial.
5 coisas que você deve fazer imediatamente em plano de saúde empresarial
- Definir objetivos claros e mensuráveis: é importante ter claro o que se espera alcançar com o plano de saúde empresarial, para que se possa avaliar se ele está funcionando ou não.
- Escolher um plano de saúde que atenda às necessidades da empresa: é importante avaliar cuidadosamente as opções disponíveis no mercado e escolher um plano que atenda às necessidades da empresa e ao orçamento disponível.
- Comunicar claramente o plano de saúde aos funcionários: é importante que os funcionários entendam como o plano funciona, quais são as suas vantagens e desvantagens, e como eles podem utilizá-lo.
- Monitorar o uso e o custo do plano de saúde: é importante manter o controle sobre o uso e o custo do plano de saúde para avaliar se ele está sendo utilizado de maneira adequada e se é necessário fazer ajustes.
- Atualizar o plano de saúde regularmente: as necessidades da empresa podem mudar com o tempo, por isso é importante revisar regularmente o plano de saúde e fazer ajustes se necessário.
Por que o plano de saúde empresarial realmente funciona
O plano de saúde empresarial funciona porque oferece diversas vantagens tanto para a empresa quanto para os funcionários. Algumas dessas vantagens incluem:
-
Acesso a cuidados de saúde de qualidade: o plano de saúde empresarial permite que os funcionários tenham acesso a cuidados de saúde de qualidade, o que pode melhorar a sua saúde e bem-estar e aumentar a sua produtividade no trabalho.
-
Redução de custos para os funcionários: os funcionários que participam de um plano de saúde empresarial geralmente têm acesso a preços mais baixos do que aqueles que adquirem um plano individual.
-
Retenção de funcionários talentosos: oferecer um plano de saúde empresarial pode ser uma forma efetiva de reter funcionários talentosos, já que muitos funcionários valorizam esse tipo de benefício.
-
Melhoria da imagem da empresa: oferecer um plano de saúde empresarial pode melhorar a imagem da empresa perante os funcionários e o público em geral, já que isso pode ser visto como uma forma de demonstração de preocupação com a saúde e bem-estar dos funcionários.
-
Maior eficiência administrativa: um plano de saúde empresarial pode ser mais eficiente administrativamente do que um plano individual, pois a empresa tem a capacidade de negociar preços mais baixos e acessar um número maior de opções de prestadores de serviços de saúde.
Benefícios no Plano de Saúde Empresarial
O Plano de Saúde Empresarial é um convênio utilizado por empresas, e estas o oferecem para seus funcionários ou colaboradores.
Sendo que a empresa muitas vezes paga integral ou comercialmente o plano de saúde para seus funcionários.
Com isso, o Plano de Saúde Empresarial possui diversos benefícios.
Uma das maiores vantagens do plano empresarial, para os funcionários da empresa, é que existe uma lei que permite que os funcionários continuem com o plano de saúde por até dois anos, caso sejam demitidos sem justa causa.
Para a empresa que contrata o plano de saúde empresarial, os benefícios são enormes. Primeiro que com o plano de saúde empresarial, a rede de saúde é obrigada a atender os funcionários da empresa que sofram acidente de trabalho.
Além disso, com um plano de saúde empresarial o funcionário fica satisfeito, com sua qualidade de vida aumentada, a produtividade do funcionário também aumenta.
A empresa mostra que valoriza o seu funcionário, e se mostra melhor no mercado competitivo, ficando atrativa para candidatos.
O plano de saúde empresarial serve também como incentivo fiscal para o empregador, pois um contrato de plano empresarial pode reduzir diversos impostos, na própria declaração de Imposto de Renda.
Plano Empresarial ou Plano de Adesão
Existem duas maneiras de contratar planos coletivos: plano de adesão (para pessoas da mesma classe trabalhista, como associações e sindicatos) e plano de saúde empresarial RJ (para aqueles que possuem vínculo com alguma empresa). Para saber como contratar um bom plano de saúde, é necessário entender e avaliar alguns fatores.
Rede Credenciada do Plano de Saúde Empresarial RJ
Antes de escolher um plano, é importante verificar a distribuição das redes cobertas pelo plano. Nós damos a total segurança e companhamento para que você escolha o melhor tipo de plano de saúde empresarial evitando surpresas desagradáveis ao precisar de serviços médicos e ter seu pedido negado na porta do hospital pelo fato de o convênio não cobrir atendimento naquele local.
Cobertura obrigatória dos Planos de Pessoa Jurídica
Avaliar as coberturas obrigatórias também é importante para que possa exigir os direitos de sua empresa e de seus funcionários. As seguradoras são obrigadas por lei a oferecer alguns tipos de cobertura. Um exemplo é o plano ambulatório/hospitalar que deve estar em qualquer contrato de cobertura. As doenças que fazem parte da lista CID-10 também são indiscutíveis – esta lista é constantemente atualizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Plano de Saúde Empresarial é Mais Barato?
O plano de saúde empresarial é sim mais barato do que os planos individuais e familiar. Sendo então bem mais vantajoso não só para os funcionários, mas também para o empregador.
Isso porque a empresa quando contrata o plano de saúde empresarial, é um plano para muitas pessoas, saindo mais barato no fim das contas.
A diferença de preços se mostra mais significativa ainda quando o titular possui dependentes.
O plano empresarial é mais barato principalmente para microempresas, pelo fato dela possuir poucos funcionários.
Além disso, tem o fato de descontar no Imposto de Renda Anual, sendo um incentivo fiscal para o empregador, se tornando mais barato ainda.
Tempo de carência do Plano de Saúde Empresarial
No Plano de Saúde Empresarial, a carência do convênio médico é definida no contrato, sendo o prazo escrito nele.
Esse prazo é contado a partir do momento do pagamento da primeira parcela. Esse pagamento é necessário para que você possa começar a usufruir do plano de saúde.
Entretanto, segundo a Agência Nacional de Saúde, se a empresa possui 30 ou mais funcionários no seu Plano de Saúde Empresarial, os seus funcionários que aderirem o plano em até 30 dias após o fechamento do contrato entre a empresa e a rede de saúde, não precisarão cumprir o prazo da carência.
Além disso, quanto mais integrantes no contrato, maior é a redução de carência, favorecendo os funcionários da empresa que contratou o Plano de Saúde Empresarial.
Os períodos máximos de carência são:
– Urgência e emergência: 24 horas (após vigência e não implantação).
– Cirurgias, internações e procedimentos de alta complexidade: 180 dias (após vigência – pode haver carência zero dependendo da quantidade de beneficiários).
– Parto: 300 dias (após vigência – pode haver carência zero dependendo da quantidade de beneficiários).
– Doenças Pré-Existentes: 2 anos (após vigência).
Reajuste do Plano de Saúde Empresarial RJ
O plano de saúde coletivo empresarial no Rio de Janeiro possui três tipos de reajuste:
– Reajuste Anual: O reajuste é feito somente a partir da data de aniversário do contrato – as operadoras de saúde não podem aplicar um reajuste com valor mais alto do que o autorizado pela ANS, porém são livres para manter suas mensalidades sem reajuste, ou aderir índices inferiores ao divulgado pela Agência Nacional de Saúde.
-Reajuste por Faixa Etária: O reajuste é feito conforme a pessoa fica mais velha. Isso acontece por questões naturais, já que quanto mais idosa for a pessoa, os cuidados com a saúde se tornam mais frequentes e necessários. O reajuste baseado na faixa etária varia conforme a data em que o plano foi contratado – é possível consultar a tabela de reajuste por faixa etária no site da ANS.
– Reajuste por Sinistralidade: O reajuste também pode ser feito com base no número de procedimentos e atendimentos solicitados pelo segurado, alegando que essas coberturas foram maiores do que o número previsto em determinado período do contrato.
O reajuste de preços dos planos de saúde empresarial, ao contrário de outros planos, não é regulado pela Agência Nacional de Saúde (ANS).
A Agência Nacional de Saúde apenas acompanha os reajustes feitos pela rede de saúde responsável. Esse reajuste então é feito através de negociações entre a rede de saúde, a operadora do plano, e a empresa.
O que pode ser uma grande vantagem, uma vez que a empresa tem em suas mãos a chance de negociar preços a seu favor.
Ao contrário do que acontece quando os planos são regulados pela Agência Nacional de Saúde e você fica refém dos seus reajustes.
Porém, o reajuste é feito também de acordo com a sinistralidade. Ou seja, quanto maior a utilização do plano pelos seus funcionários, maior será o valor do reajuste cobrado pelas operadoras de saúde no momento de renovação do contrato.
Tipos de Empresas que Podem Fazer o Plano de Saúde
Hoje em dia, são três tipos de CNPJ que podem contratar um plano de saúde. São eles: MEI (microempreendedor individual), deverá estar no mínimo 6 meses ativo na Receita Federal, CEI ou contrato social.
Não existe na lei uma quantidade mínima para contratar um plano de saúde empresarial.
As redes de saúde oferecem geralmente o plano de saúde empresarial a partir de 2 ou 3 pessoas.
Para contratar um plano de saúde empresarial, é necessário apresentar um contrato social ou MEI, a relação do FGTS dos funcionários e o comprovante de endereço da empresa.
Formas de Cancelamento do Plano de Saúde Empresarial
A Agência Nacional de Saúde estabeleceu recentemente algumas regras para o cancelamento de plano de saúde, incluindo os planos empresariais.
Foi estabelecido um prazo para cancelar o plano de saúde de até 10 dias úteis após a solicitação da empresa.
Além disso, as redes de saúde devem fornecer um canal ativo e eficiente para os seus clientes cancelarem o plano de saúde sempre que quiserem.
Para o plano de saúde empresarial, o funcionário deve informar ao seu empregador que deseja cancelar o plano. Então, o empregador tem até 30 dias para fazer o pedido à rede de saúde responsável.
Em alguns casos os dependentes podem permanecer no plano mesmo se o titular sair, isso dependerá do acordo estabelecido entre a rede de saúde e a empresa.
Quem Pode Ser Dependente no Plano de Saúde Empresarial?
Os funcionários da empresa que contrata o Plano de Saúde Empresarial, contam com uma boa cobertura e além disso tudo podem incluir dependentes no seu plano.
Em geral, os planos oferecidos pelas empresas oferecem plano de saúde para os membros da família do funcionário.
O funcionário da empresa pode incluir dependentes que tenham alguma relação familiar com ele, sendo possível incluir dependentes que tenham até o terceiro grau de parentesco consanguíneo, cônjuge ou companheiro, além de parentes até o segundo grau de parentesco por afinidade.
Cotação Plano de Saúde Empresarial
A cotação para plano de saúde empresarial varia muito entre os planos oferecidos pelas diferentes redes de saúde, uma vez que não existe uma tabela oficial para todas as redes. Além de variar muito os serviços oferecidos, a abrangência geográfica e etc.
Entretanto, existe uma média de preços.
Os preços variam de acordo com a faixa etária do funcionário, quanto mais novo mais barato.
Em geral, para plano de saúde empresarial apenas ambulatorial o preço vai de 61 reais a 290 reais.
Para plano de saúde empresariam hospitalar, os valores variam de 116 reais a 675 reais.
E um plano de saúde empresarial que inclua ambulatorial e hospitalar varia de 155 a 879 reais.
Porém, você deve sempre pedir uma cotação, com a quantidade de funcionários na sua empresa e suas necessidades, para saber o valor exato.
Plano de Saúde Empresarial Valores
Clique na imagem abaixo e confira os preços dos planos de saúde empresariais;
Entre em contato com um de nossos corretores!
Conclusão
Obter um plano de saúde empresarial é então uma enorme vantagem para a empresa e seus funcionários.
O funcionário fica satisfeito, com uma sensação de que a empresa se importa com ele, sua saúde e da sua família, além da sua qualidade de vida aumentar.
Com isso, o funcionário se torna mais dedicado a empresa, trazendo benefícios na produtividade desta.
Além disso, a empresa economiza muito mais do que simplesmente aumentar o salário do funcionário, pois sai mais barato e desconta no Imposto de Renda.
Então, você está pensando em fazer um plano empresarial para a sua empresa? Deixe o seu comentário aqui e nos diga o que achou.