Plano de saúde cobre Cirurgia Bariátrica?

Se o seu interesse é saber se um Plano de saúde cobre cirurgia bariátrica, você veio até o lugar certo, pois aqui iremos detalhar a você um pouco sobre essa cirurgia que também é conhecida como redução do estômago.

O que é a cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica consiste em várias técnicas diferentes para realizar a redução de estômago e como consequência a perda de peso.

A recomendação da cirurgia é feita quando outras técnicas de emagrecimento não deram resultado, e há a necessidade de intervenção médica. A obesidade pode ser causada por diversos fatores como má alimentação, fatores genéticos, hormonais e sedentarismo.

Atualmente no Brasil a cada cinco pessoas, uma está acima do peso. Apesar de toda conscientização sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividades físicas, o excesso de peso e o sedentarismo vem crescendo.

Considerada uma forma segura para tratar a obesidade, a cirurgia bariátrica trata a obesidade e as doenças que estão associadas e agravadas pelo excesso de peso.

O paciente que irá realizar a cirurgia precisa entender, que mesmo que faça a redução do estômago, ele precisará mudar seus hábitos alimentares e praticar atividade física.

Passo a Passo para a Cirurgia Bariátrica pelo Plano de Saúde

Qual é o peso mínimo para fazer a cirurgia bariátrica?

Para realizar esse tipo de cirurgia o paciente precisar estar com o IMC acima ou igual a 40, é o que indica a ANS, Agência Nacional de Saúde. Pacientes que tenham o IMC entre 35 a 40, só devem realizar essa cirurgia se houverem duas ou mais complicações associadas ao excesso de peso.

Essas complicações podem incluir diabetes, colesterol alto, hipertensão, osteoartrose severa, doenças cardiovasculares, refluxo, apneia obstrutiva do sono, problemas pulmonares e esteatose hepática, entre outras.

Lembrando que a cirurgia é indicada para paciente com obesidade e não com sobrepeso. IMC abaixo de 35 devem realizar outros tratamentos clínicos para sobrepeso, realizar cirurgia nesses pacientes pode ser um risco desnecessário.

Como é feito o cálculo do IMC?

O cálculo é bem simples e pode ser utilizado para qualquer faixa etária, é só usar a seguinte fórmula para cálculo.

IMC = Peso (quilos) 
Altura (metros) x altura (metros)


  1. Exemplo 1 → (Pessoa com 1,82m e 120kg)
    120 kg ÷ (1,82 x 1,82)   =   120 ÷ 3,3124   =   IMC  →   36,22


  2. Exemplo 2  → (Pessoa com 1,70m e 100kg)
    100 kg ÷ (1,70 x 1,70)   =   100 ÷ 2,89   =   IMC  →  34,60


  3. Exemplo 3 → (Pessoa com 1,60m e 75kg)
    75 kg ÷ (1,60 x 1,60)   =   75 ÷ 2,56=   IMC  →  29,29


Para saber se o seu peso está dentro do padrão ou não, vejo o resultado dentro dessa tabela:

IMC

Resultado

Menos do que 18,5

Abaixo do peso

Entre 18,5 e 24,9

Peso normal

Entre 25 e 29,9

Sobrepeso

Entre 30 e 34,9

Obesidade grau 1

Entre 35 e 39,9

Obesidade grau 2

Mais do que 40

Obesidade grau 3

Adolescente pode fazer a cirurgia bariátrica?

Em adolescentes, essa cirurgia só é recomendada em casos que a mudança de estilo de vida não funcionar. E só é realizada em pacientes acima de 16 anos e que corra algum risco relacionado a obesidade. Nesses pacientes é extremamente importante que a família e uma equipe multidisciplinar estejam envolvidas.

Como realizar uma cirurgia bariátrica pelo plano de saúde no Rio de Janeiro?

Nos últimos anos no Brasil e no mundo a população está cada dia acima do peso. Isso se deve ao consumo excessivos de fastfood e da falta de atividades físicas. Esse aumento de peso aumenta o número de doenças ligadas ao peso excessivos, como pressão alta, diabetes, colesterol, problemas de mobilidade, entre outros.

Muitas pessoas quando atingem um certo peso, não conseguem mais reduzir o peso apenas com dieta e atividades físicas, elas precisam realizar a cirurgia bariátrica.

Após anos de tentativas de emagrecer, através de nutricionistas, médicos e remédios que muitas das vezes as pessoas tomam por conta própria, chega um momento na vida que é necessário recorrer para a redução de estômago, como último recurso para melhorar a qualidade de vida.

O que é preciso para fazer uma cirurgia bariátrica?

Primeiramente, para fazer a cirurgia em um hospital particular é preciso que você tenha um plano de saúde, esse é um passo importante, já que os custos são altíssimos pagando a cirurgia de  forma particular. E vale lembrar que não é apenas o custo da cirurgia em si.

Você precisa estar ciente que antes e depois da cirurgia, muitos exames e acompanhamentos com especialistas precisaram ser realizados.  O acompanhamento dura até o médico ter a certeza que os resultados estão consolidados e isso pode variar muito de um paciente para outro. Dentro da equipe multidisciplinar envolvida podemos psicólogo, nutricionista, endocrinologista, entre outros.

Por isso, é de suma importância que você tenha uma boa preparação antes de dar início ao processo cirúrgico.

Passo a Passo para a Cirurgia Bariátrica pelo Plano de Saúde

Irei detalhar abaixo, o passo a passo sobre o que fazer:

  1. Consulta Médica

    → Agendar consulta com o médico cirurgião especializado.
    **DICA → Pesquise muito e busque referências sobre o médico e sua equipe. Afinal esse procedimento cirúrgico é de grande risco.

  2. Exames e Consultas

    → Realizar todos os exames solicitados pelo médico e também todas as consultas da equipe multidisciplinar que são obrigatórias pelos planos de saúde, como avaliação com nutricionistas, psicólogos e psiquiatra se necessário. Atendimento com cardiologista para realização de um risco cirúrgico. Dentre os exames  solicitados, os mais comuns são exames laboratoriais, ultrassom, endoscopia, bioimpedância e polisonografia. Após todos esses procedimentos será necessário reagendar um consulta com o médico cirurgião para agendar a cirurgia.

  3. Perícia

    → Após o agendamento da cirurgia é necessário marcar uma perícia junto ao seu plano de saúde, para a autorização do mesmo. Nessa perícia você também deverá levar todos os exames médicos e consultas realizadas, para a liberação do procedimento.

  4. Espera pela cirurgia

    → Agendada a  cirurgia, você receberá todas as orientações da secretária do seu médico cirurgião, lhe passando informações sobre sua internação hospitalar e demais orientações necessárias para o procedimento cirúrgico.

Quanto tempo leva para fazer a gastroplastia pelo plano de saúde

Todo esse procedimento listado no tópico acima, desde a marcação da 1º consulta até a cirurgia em si, leva em média normalmente de 4 a 6 meses.

Qual plano de saúde cobre cirurgia bariátrica?

Qual plano de saúde cobre cirurgia bariátrica?

Devido ao grande aumento da obesidade e as complicações à saúde que ela trouxe. Em 1º de janeiro de 2012, a Agência Nacional de Saúde Suplementar, incluiu a cirurgia no rol obrigatório de cobertura dos planos de saúde. Por isso todas as operadoras de saúde devem obrigatoriamente realizar essa cirurgia. Entre os planos de saúde com melhores coberturas podemos indicar, a Amil, Amil fácil, Assim, Bradesco, Caberj, Unimed, Sulamérica e Intermédica.

Vale lembrar que além da cirurgia bariátrica, a cirurgia de retirada de excesso de pele também deve ser realizada pelo plano de saúde, sob garantia da ANS.

Quanto tempo leva para fazer uma cirurgia bariátrica pelo plano de saúde?

O tempo de carência solicitada pelo plano de saúde para realização da cirurgia bariátrica é a mesma para doenças pré-existentes, ou seja, dois anos.

Não existem plano de saúde sem carência para realizar esse tipo de procedimento, o prazo mínimo é de 24 meses.

Você pode utilizar esse tempo da espera da carência, para tentar realizar a redução de peso através de outras alternativas. Mudar hábitos, entre eles o de manter uma alimentação mais saudável. Assim quando realizar a cirurgia será muito mais fácil e você terá resultados muito mais efetivos.

Qual o valor de uma cirurgia bariátrica?

Se você deseja realizar uma cirurgia bariátrica particular, os gastos podem ser bem elevados. Já que não existe apenas o custo da cirurgia em si, existem muitos exames e acompanhamentos que devem ser realizados antes e depois da cirurgia.  Uma cirurgia bariátrica pode custar entre R$ 20 mil a R$ 40 mil reais aproximadamente. Isso porque os custos podem variar de acordo com as necessidades de tratamento de cada paciente.

Quais hospitais particulares do Rio de Janeiro fazem a Gastroplastia?

Na cidade do Rio de Janeiro existem vários hospitais particulares que podem realizar a cirurgia bariátrica ou Gastroplastia com sucesso. Entre eles, podemos listar os principais:

Que tal chamar nossos consultores para uma conversa? Podemos encontrar um plano de saúde bem próximo à você e o melhor com um preço justo! 

Entre em contato através do Telefone (21) 4126-7778 ou preencha um formulário de contato para lhe atendermos.

#Ficaemcasa

Preços de Planos de Saúde RJ 2020