Cartilha orienta consumidores na escolha do plano de saúde

cartilha para escolha de um plano de saude

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está lançando uma cartilha para orientar os consumidores interessados em obter informações ou adquirir um plano de saúde.

O material explica, de maneira clara, quais são os tipos de planos e as especificidades de cada um, ajudando escolha do serviço mais adequado. São abordados aspectos relativos à abrangência geográfica, segmentação, cobertura e rede de prestadores, entre outros.

“Entender como funcionam os planos de saúde é o primeiro passo para que o consumidor faça a escolha mais acertada em relação ao que espera e precisa desse serviço.

A cartilha que está sendo lançada é um material objetivo, de fácil leitura e bastante completo, abrangendo as informações mais importantes sobre o tema”, destaca o gerente-geral de Regulação da Estrutura de Produtos da ANS, Rafael Vinhas. “Com isso, estamos fortalecendo o poder de escolha do consumidor”, completa.

A cartilha explica que tipo de plano o consumidor pode escolher; onde ele pode ser atendido e por quais profissionais (área de abrangência e rede de prestadores); que tipo de atendimento é ofertado (segmentação assistencial e cobertura); quais os tipos de acomodação em caso de internação; e regras de reajuste.

O material também contempla um infográfico que mostra quais as principais características dos planos de saúde individual/familiar, coletivos por adesão e coletivos empresariais quanto ao tipo de adesão, carência, rescisão, cobertura e cobrança. Dessa forma, o consumidor consegue visualizar facilmente as diferenças entre cada modalidade.

Cartilha de Orientação para Escolha de Plano de Saúde

Escolher um plano de saúde pode ser uma tarefa difícil, mas com as informações certas, você pode tomar uma decisão cuidadosa e escolher um plano que atenda às suas necessidades. Aqui estão algumas coisas importantes que você deve considerar ao escolher um plano de saúde:

  1. Verifique a cobertura: Verifique se o plano cobre as áreas de tratamento que você precisa. Verifique também se o plano oferece cobertura para medicamentos prescritos.
  2. Verifique as taxas e os custos: Verifique os custos do plano de saúde, incluindo as taxas mensais, os copagamentos e os dedutíveis. Certifique-se de entender como os custos são divididos entre você e o plano de saúde.
  3. Verifique a rede de médicos: Verifique se o plano tem uma rede de médicos que atendem em sua área. Verifique também se o seu médico atual faz parte da rede.
  4. Verifique as estimativas do plano: Verifique as estimativas do plano de saúde em sites de avaliação e órgãos reguladores.
  5. Verifique se o plano tem restrições em relação a tratamentos, procedimentos ou hospitais. Certifique-se de entender as limitações do plano e como elas podem afetar suas escolhas de tratamento.
  6. Verificar o período de carência: Verificar o período de carência do plano, ou seja, quanto tempo você precisa esperar após a contratação para poder utilizar certos benefícios. Certifique-se de entender quais serviços estão sujeitos ao período de carência.
  7. Verifique a confiança da operadora do plano: Verifique a confiança da operadora do plano de saúde em relação à qualidade do atendimento, satisfação dos clientes e solvência financeira.
  8. Verifique as condições de cancelamento: Verifique as condições de cancelamento do plano, como prazos e débitos. Certifique-se de entender seus direitos e obrigações em relação ao cancelamento.
  9. Lembre-se de que escolher um plano de saúde requer tempo e pesquisa. Não hesite em fazer perguntas e pedir ajuda a um corretor de seguros ou a um representante do plano de saúde antes de tomar uma decisão final.

Fonte: ans.gov.br