Atualmente, é essencial o investimento em um plano de saúde. Contudo, a contratação de um plano de saúde pode ser algo caro e que terá impacto no seu orçamente. Por isso, vamos te dar 5 dicas de como economizar com o plano de saúde.
Certamente, sabemos que não é possível depender da saúde pública em casos de emergência.
Por isso, existem alguns pontos que são flexíveis no contrato de um plano de saúde e podem ser adaptados as suas necessidades, e diminuir a mensalidade.
Em primeiro lugar, vale a pena ressaltar a importância do plano de saúde. É muito recomendável que você contrate um, pois você pode gastar muito dinheiro em situações emergenciais.
Por isso, vamos ver formas de economizar ao escolher seu plano de saúde.
Essa é a dica mais importante, pesquisa bastante. No mercado, existem inúmeras empresas de plano de saúde, com várias condições de pagamento e coberturas diferenciadas de planos.
Por isso, é muito importante que você faça sua pesquisa. Faça orçamento e compare os preços de várias modalidades e tipos de planos.
Em seguida, pense nas suas necessidades. Você precisa de algum exame periodicamente ou de algum tratamento especial? Se sim, é muito importante escolher um plano que cubra esses exames.
Possivelmente, será um plano mais completo, porém irá te evitar muitos gastos posteriormente.
Da mesma forma, se você só vai ao médico 2 ou 3 vezes no ano, para consultas de rotina, pode escolher um plano mais enxuto. Esse plano irá cobrir suas consultas esporádicas.
Além disso, escolha um plano que te garanta exames e um bom atendimento em casos de emergências. Afinal, esse será seu maior gasto se não tiver um plano e precisar passar por alguma cirurgia ou internação.
Outra dica essencial, é escolher entre mensalidade fixa ou plano com coparticipação. Ou seja, na primeira modalidade, você paga um valor fixo mensal.
Já na segunda, você paga um valor fixo mensal bem inferior da primeira, porém paga um valor sempre que utilizar o plano de saúde.
Por isso, considere a frequência que você vai ao médico. Mesmo sendo impossível prever certas consultas, pense em uma situação normal do seu dia a dia.
Se você vai muito ao médico, faz muitos exames, deve sair mais em conta pagar a mensalidade fixa mensal.
Já se você não costuma muito se consulta, prefira a coparticipação. Dessa forma, vai pagar um valor bem menor mensalmente e um adicional quando utilizar.
A próxima dica é referente a acomodação que você vai escolher, caso seja internado. A acomodação pode ter grande impacto no valor da sua mensalidade.
As suas opções são quarto individual ou enfermaria. Ou seja, se você fica muito internado e gosta da sua privacidade, escolha ficar em um quarto individual.
Assim, você terá direito a acompanhante ou não, o que também tem peso no valor, banheiro privativo e um quarto só para você.
Porém, se você não pretende ficar muito tempo internado e não se importa com a privacidade, a enfermaria vai sair bem mais barato.
Contudo, ficará em um quarto compartilhado, com 2 ou 3 pessoas, banheiro compartilhado e sem direito a acompanhantes.
Por último, veja qual das modalidades a baixo é mais indicada para você. Porém, antes de escolher, é preciso conhece-las.
Você contrata essa modalidade como pessoa física. Porém, é um tipo de plano menos encontrado no mercado. Pois os reajustes são feitos pelo governo e não pela empresa que o vende.
Por isso e pela falta de opções no mercado, essa modalidade costuma ser mais cara que as demais.
Esse plano de saúde é contratado por associações e entidades de classes. Ou seja, o cliente tem que pertencer à algum grupo, como estudante, alguma classe profissional.
Esse plano é o mais comercializado no mercado e mais barato do que o individual, dado que é vendido em maior quantidade.
Essa modalidade de plano pode ser a mais barata de todas. E com somente duas pessoas na empresa, você já consegue contrata-lo.
É possível contratar o plano empresarial para todos os tipos de empresas, desde MEI até grandes empresas.
Por ser sempre vendido para, no mínimo, 2 pessoas, esse plano costuma ser mais barato. Contudo, quanto mais pessoas estiverem no pacote do plano, mais barato vai sair o valor do mesmo.
Porém, em casos de MEI, é necessário que você comprove que esteja ativa no mercado por pelo menos 6 meses.
Depois de conhecer todas as opções, ver as dicas de como economizar com seu plano e a importância e diferença que um plano de saúde pode fazer em um momento decisivo, não tem porque não contratar um agora.
Por isso, entre agora no site da Rio Saúde e escolha a melhor opção para você. Eles te oferecem diversas opções e modalidades para você aplicar todas as dicas e economizar na outra de contratar seu plano.
Além disso, tiram todas as suas dúvidas para você ter segurança na hora de contratar. E te oferecem a seleção dos melhores planos e condições disponíveis no mercado.
Esse artigo foi útil para? Comente aqui o que achou sobre o artigo e continue acompanhando nosso site para mais informações.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!