Cartilha orienta consumidores na escolha do plano de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está lançando uma cartilha para orientar os consumidores interessados em obter informações ou adquirir um plano de saúde.

✔️ VER POST ✔️

O material explica, de maneira clara, quais são os tipos de planos e as especificidades de cada um, ajudando escolha do serviço mais adequado. São abordados aspectos relativos à abrangência geográfica, segmentação, cobertura e rede de prestadores, entre outros.

✔️ VER POST ✔️

“Entender como funcionam os planos de saúde é o primeiro passo para que o consumidor faça a escolha mais acertada em relação ao que espera e precisa desse serviço.

✔️ VER POST ✔️

A cartilha que está sendo lançada é um material objetivo, de fácil leitura e bastante completo, abrangendo as informações mais importantes sobre o tema”, destaca o gerente-geral de Regulação da Estrutura de Produtos da ANS, Rafael Vinhas. “Com isso, estamos fortalecendo o poder de escolha do consumidor”, completa.

✔️ VER POST ✔️

A cartilha explica que tipo de plano o consumidor pode escolher; onde ele pode ser atendido e por quais profissionais (área de abrangência e rede de prestadores); que tipo de atendimento é ofertado (segmentação assistencial e cobertura); quais os tipos de acomodação em caso de internação; e regras de reajuste.

✔️ VER POST ✔️

O material também contempla um infográfico que mostra quais as principais características dos planos de saúde individual/familiar, coletivos por adesão e coletivos empresariais quanto ao tipo de adesão, carência, rescisão, cobertura e cobrança. Dessa forma, o consumidor consegue visualizar facilmente as diferenças entre cada modalidade.

✔️ VER POST ✔️

Cartilha de Orientação para Escolha de Plano de Saúde

Escolher um plano de saúde pode ser uma tarefa difícil, mas com as informações certas, você pode tomar uma decisão cuidadosa e escolher um plano que atenda às suas necessidades. Aqui estão algumas coisas importantes que você deve considerar ao escolher um plano de saúde:

✔️ VER POST ✔️
  1. Verifique a cobertura: Verifique se o plano cobre as áreas de tratamento que você precisa. Verifique também se o plano oferece cobertura para medicamentos prescritos.
  2. Verifique as taxas e os custos: Verifique os custos do plano de saúde, incluindo as taxas mensais, os copagamentos e os dedutíveis. Certifique-se de entender como os custos são divididos entre você e o plano de saúde.
  3. Verifique a rede de médicos: Verifique se o plano tem uma rede de médicos que atendem em sua área. Verifique também se o seu médico atual faz parte da rede.
  4. Verifique as estimativas do plano: Verifique as estimativas do plano de saúde em sites de avaliação e órgãos reguladores.
  5. Verifique se o plano tem restrições em relação a tratamentos, procedimentos ou hospitais. Certifique-se de entender as limitações do plano e como elas podem afetar suas escolhas de tratamento.
  6. Verificar o período de carência: Verificar o período de carência do plano, ou seja, quanto tempo você precisa esperar após a contratação para poder utilizar certos benefícios. Certifique-se de entender quais serviços estão sujeitos ao período de carência.
  7. Verifique a confiança da operadora do plano: Verifique a confiança da operadora do plano de saúde em relação à qualidade do atendimento, satisfação dos clientes e solvência financeira.
  8. Verifique as condições de cancelamento: Verifique as condições de cancelamento do plano, como prazos e débitos. Certifique-se de entender seus direitos e obrigações em relação ao cancelamento.
  9. Lembre-se de que escolher um plano de saúde requer tempo e pesquisa. Não hesite em fazer perguntas e pedir ajuda a um corretor de seguros ou a um representante do plano de saúde antes de tomar uma decisão final.
✔️ VER POST ✔️

Fonte: ans.gov.br

✔️ VER POST ✔️

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Planos de Saúde RJ